Mitos Sobre Revestimentos Á Base De Água

Base d’águaMito Nº1 – Durabilidade

Produtos para revestimento à base de água são significativamente mais duráveis que seus similares à base de solvente, tanto a resistência ao atrito e à abrasão. Eles são muito mais difíceis de serem lixados e removidos da superfície de madeira que os acabamentos à base de solvente. Um revestimento à base de água não pode ser removido com removedores convencionais somente removedores especialmente formulados altamente agressivos, poderão eliminar esse revestimento.

Mito Nº2 – Vida útil

Produtos para revestimento à base de água tem vida útil 300% mais que seus similares à base de solvente. Por exemplo, um verniz à base de água durará de 5 a 10 anos mais que um verniz convencional de nitrocelulose. Um verniz spar marítimo terá vida útil de 4 a 5 meses quando sujeito às condições climáticas severas. Um poliuretano marítimo à base de água tem uma vida útil de, pelo menos, 12 meses sob as mesmas condições climáticas.

Mito Nº3 – Facilidade de aplicação

Com a nova tecnologia, produtos para revestimento à base de água são mais fáceis de serem aplicados que os revestimentos à base de solvente.

Seguindo as orientações do fabricante pode-se obter excelentes resultados.

Mito Nº4 – Limpeza dos equipamentos de pintura

Produtos para revestimento à base de água são fáceis de serem removidos dos equipamentos de pintura como de pincéis, pulverização e utensílios. Este fenômeno é resultado de uma nova química desenvolvida durante os últimos anos. Alguns desses novos vernizes à base de água têm uma redução de 100%, similar ao verniz de nitrocelulose, que impede o entupimento e a produção de fragmentos.

Mito Nº5– Escorrimento em superfícies verticais

Produtos à base de água escorrem menos que os revestimentos à base de solvente mesmo em camadas mais grossas. Devemos mencionar que produtos para revestimento à base de água possuem redução de 100% de nitrocelulose dessa forma, diminuindo o escorrimento mesmo em superfície vertical.

Mito Nº6. Tempo de Secagem

A 25ºC e 45% de umidade relativa, vernizes à base de água secarão ao toque, em até 10 minutos. Somente em uma superfície fria ou ambiente frio e alta umidade eles levarão mais tempo para secar.

Mito Nº7 – Preços

Produtos para revestimento à base de água tem menor custo que aqueles à base de solvente. Contudo, o revestimento à base de água rende mais em M² que aqueles à base de solvente. Os poliuretanos à base de água secam 75% mais rápidos, duram mais e são mais estáveis sob UV, o que os torna mais apropriados para aplicação externa. Ou seja, eles não se tornam amarelados com o tempo, aumentado o tempo de reaplicação.

Mito Nº8. Inflexibilidade

Produtos para revestimento à base de água são muito flexíveis e também muito duráveis. Bata com um martelo sobre uma superfície de madeira com revestimento à base de solvente, e esse revestimento rachará ou lascará. Bata com o martelo sobre uma superfície de madeira com revestimento à base de água, e isso causará uma marca na madeira, sem rachar ou lascar o verniz.

Mito Nº9 – Ricos a saúde e ao meio ambiente

Todos os produtos para revestimento à base de água contêm um solvente orgânico ou uma combinação de solventes. Contudo, as quantidades são significativamente menores que em revestimentos à base de solvente, normalmente menos de 10% em volume e alguns vernizes à base de água contêm menos que 2% em volume. Esses tipos solventes são componentes essenciais para a formação do filme, conhecidos como solventes coalescentes.

Contudo, existe um fator importante que precisa ser reconhecido a respeito a esses tipos solventes, eles possuem como base o éter de propilenoglicol e não são classificados como substâncias perigosas pelo IBAMA (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente), com perigo mínimo à saúde.

Mito Nº10 – Cheiros

Produtos para revestimento à base de água na exalam cheiros durante a aplicação e nem pós-aplicação como aqueles à base de solvente, devido a sua formula de alta tecnologia que utilizam uma combinação de substâncias pouco agressivas. Permitido o seu uso em áreas com baixa ventilação.